O rádio como um instrumento de alfabetização
Orientada Maria Benedita
(direita), orientadora Josete Zimmer (esquerda) e no Skype a avaliadora Lenira Silveira |
A pesquisa teve como objetivo investigar o rádio como um
instrumento de apoio ao professor no processo de alfabetização de alunos do
segundo ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais da cidade de
Tabatinga, interior de São Paulo.
O estudo baseou-se em autores que
tratam da Educomunicação, da alfabetização e do trabalho com o rádio na sala de
aula, pois o interesse maior da pesquisa era que esta contribuísse tanto para a
prática docente dessa autora que vos escreve como também para a prática dos
professores que participaram da pesquisa de campo.
Após, portanto, a
análise do trabalho num todo e dos resultados da pesquisa de campo, pode-se
observar a necessidade de capacitar os professores, desde sua formação inicial,
para inserir em seu trabalho cotidiano o uso de tecnológicas, pois estes
demonstraram grande dificuldade em inserir o rádio (mídia de fácil acesso) em
suas aulas como um instrumento de ensino- aprendizagem, voltado à
alfabetização.
As principais dificuldades enfrentadas
foram em relação a adquirir uma postura de estudante autônomo que os cursos à
distância exigem, bem como administrar o tempo de estudo com a minha profissão
docente. Por outro lado, foi difícil o enfrentamento do novo, pois tive medo,
pensava que não iria conseguir elaborar, concluir e defender uma pesquisa
científica. Igualmente difícil foi transformar um projeto em monografia, tecendo
um texto coerente segundo bons escritores. Surgiram também dificuldades quanto à
pesquisa de campo, pois os professores convidados para responder o questionário
demonstraram receio em fazê-lo ou não entregaram o mesmo respondido.
Sem
dúvida, participar do curso Mídias na Educação contribuiu muito para minha
própria prática docente, ampliando meus conhecimentos em relação ao uso das
tecnologias no contexto escolar, tornando as aulas mais agradáveis e atrativas
aos alunos.
Quanto à feitura da monografia, aprendi muito sobre como ser
um professor pesquisador que questiona a realidade da educação, e,
principalmente, como seguir uma linha de estudo coerente, visando transformar a
realidade dos alunos.
É muito importante realizar uma monografia para
qualquer profissional, pois este amplia seus conhecimentos, se atualiza, e
consequentemente melhora sua prática. Ao mesmo tempo, é importante valorizar o
curso oferecido pelo MEC sob a coordenação do NCE/USP, cumprindo os prazos e
sempre dialogando com o orientador, sobretudo, quanto às dúvidas no decorrer da
monografia.
Por fim, recomendo que aproveitem ao máximo o convívio com os
profissionais do curso, mestres e doutores, que contribuem com suas ideias para
a melhoria do trabalho na escola, e na busca de novas estratégias de atuação
para a realidade em que estamos inseridos.
Fonte: Blog do Mídias na Educação (http://blog.midiaseducacao.com/2013/07/midias-na-educacao-relatos-de-pesquisa.html)
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